Como analisar um notebook que não liga - Passo a passo!
Veja nesse post como analisar a placa mãe de um notebook que não liga. Tudo detalhado passo a passo.
Durante o dia recebo vários pedidos de ajuda, dentre eles os mais variados defeitos são citados. Mas o mais comun entre eles é sem dúvida o notebook que não liga.
Hoje iremos fazer uma análise resumida de como uma placa de notebook funciona, e quais fontes e sinais ela precisa para obedecer a sequência de start ao pressionarmos o botão POWER ON.
Para acompanhar esse guia é recomendado já ter algum conhecimento nessa área. No entanto tentarei ser o mais simples possível afim de que todos possam acompanhar sem maiores problemas.
Partindo do principio, onde sabemos que, para a placa startar(ligar) ela precisa de alimentação e essa alimentação vem do carregador:
Pode ate parecer estranho mas, um erro que é cometido muitas vezes por técnicos experientes e não experientes é achar que só porque mediu na saída do conector do carregador e encontrou a tensão de saída(19v). Se dar por satisfeito e já partir para a análise da placa.
Já me deparei com essa situação inúmeras vezes. Portanto, apartir de hoje vamos tentar estabelecer uma regrinha básica que vai nos ajudar muito. Teste de placa na bancada, tem que ser realizado com fonte de bancada. A então famosa fonte simétrica.
Essa fontezinha é muito útil quando o assunto é analise de placa que não liga, pois pelos valores apresentados no amperímetro podemos ter uma ótima ideia da real situação da placa, no que diz respeito a curto ou fuga na entrada ou em alguma das fontes primárias.
Bem, agora que já estamos atentos para eventuais erros e já temos noção do que usar e não usar em nossa análise, vamos partir para a análise propriamente dita.
Para começarmos, vamos entender primeiro de modo geral como uma placa se comporta ao plugarmos o carregador, em nosso caso a fonte de bancada. Assim que plugamos uma fonte de alimentação em nossa placa, a tensão elétrica fornecida pela fonte passa a circular em nossa placa e aí começa a mágia da eletrônica.
Assim que tensão elétrica começa a circular nos circuitos de nossa placa, vários setores da placa são alimentados, dentre eles o buck converter das tensões primárias(3VL, 3,3VA e 5VA). Esse circuito tem a função de pegar a tensão do carregador e rebaixar essa tensão em tensões menores que serão utilizadas para alimentar os vários circuitos da placa, tais como: Processador, memórias, chipsets, bios, super io e demais circuitos.
Continua...
Olá, deixe seu comentário para Como analisar um notebook que não liga - Passo a passo!
Já temos 26 comentários deixe o seu.
Muito obrigado Wander. Estamos aí para sempre se ajudar meur amigo. Um forte abraço.
Obrigado amigo.
Obrigado Everado.
Obrigado Billy.
:P