O que é SSD?
Você já ouviu falar em SSD? Sabe quais as maiores vantagens em relação ao HDD?
O SSD é sem dúvidas uma melhoria significativa tanto na vida dos usuários mais experiêntes como na vida dos usuários mais comuns. E ainda sim é muito comun encontrar usuários que ainda desconhecem essa tecnologia.
O SSD tem o funcionamento básico de um HDD convêncional, porêm muito mais rápido e com alguns recursos que fazem dele a melhor opção quando o assunto é desempenho e aumento de velocidade nas tarefas do dia a adia.
SSD (sigla do inglês solid-state drive) ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais. São, tipicamente, construídos em torno de um circuito integrado semicondutor, responsável pelo armazenamento, diferindo dos sistemas magnéticos (como os HDDs e fitas LTO) ou óticos (discos como CDs e DVDs). Os dispositivos utilizam memória flash (tecnologia semelhante as utilizadas em cartões de memória e pendrives).
Vantagens do SSD?
- Tempo de acesso reduzido. O tempo de acesso à memória é muito menor do que o tempo de acesso a meios magnéticos ou ópticos. Outros meios de armazenamento sólidos podem ter características diferentes dependendo do hardware e software utilizado;
- Eliminação de partes móveis eletromecânicas, reduzindo vibrações, tornando-os completamente silenciosos;
- Por não possuírem partes móveis, são muito mais resistentes que os HDDs comuns contra choques físicos, o que é extremamente importante quando falamos em computadores portáteis;
- Menor peso em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis;
- Consumo reduzido de energia;
- Possibilidade de trabalhar em temperaturas maiores que os HDDs comuns - cerca de 70° C;
- Largura de banda muito superior aos demais dispositivos, apresentando até 250 MB/s na gravação e até 700 MB/s nas operações de leitura.
Desvantagens?
- Custo mais elevado;
- Capacidade de armazenamento inferior aos discos rígidos IDE e SATA.
As taxas de leitura e escrita, na maioria dos modelos, gira em torno dos 500 MB/s, aproximadamente 5x a velocidade das taxas de leitura e escrita num HDD. Em sistemas de alto desempenho, a alta velocidade no acesso é o mais importante, além de reduzir bastante o tempo de boot, mas no caso de dispositivos de baixo consumo de energia, ou baixo custo, o critério da redução do consumo de energia é o mais importante. Para os padrões atuais de mercados e aplicações, os dispositivos SSD ainda tem um custo/gigabyte elevado, comparados aos dispositivos magnéticos. Para resolver este problema, parte das máquinas mais modernas, hoje em dia, conta com um SSD onde é instalado o sistema operacional e programas e um HDD onde são gravados os arquivos de uso e backup. Dessa maneira, os micros podem chegar a ter tempo de boot e abertura de programa até 5x menor do que nas máquinas onde só se usa HD magnéticos.
Bem acho que deu pra sanar algumas dúvidas. Vejo vocês no próximo post.
A não esqueçam de deixar o comentário e as sugestões para os próximos posts.
Olá, deixe seu comentário para O que é SSD?
Já temos 3 comentários deixe o seu.
Bom dia Domingos. As desvantagens foram colocadas no final do post acho que o amigo não viu. :)